13 janeiro 2015

A casa e o templo




"Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?" (Ageu 1:4)

Olá queridos, hoje, escrevo um daqueles textos em que não sei direito o caminho que percorrerá, mas acabo descobrindo-o no final rs, assim, inicio a partir daquilo que mais destacou-se para mim. O livro de base é Ageu, com dois capítulos nos mostra o povo sendo chamado para reconstruir o templo que havia sido destruído.


No capítulo 1, versículo 3 desse livro, o povo dizia: "Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor.", entretanto, apesar do povo afirmar isso o Senhor através do profeta Ageu afirma o contrário: “Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?” (Ageu 1:4). O Senhor continua dizendo: “Vocês têm plantado muito e colhido pouco.” (Ageu 1:6)  e fala que eles esperavam muito e receberam pouco porque cada um se ocupava com a sua casa enquanto o templo continuava destruído.


Nos versículos acima, fica claro que o povo não sabia da vontade do Senhor e acreditava erroneamente que ainda não havia chegado o tempo de trabalharem para o Senhor, além disso, podemos aprender que o Senhor diz para o povo que é mais importante reconstruir o seu templo, para depois preocuparem-se com o local em que vão morar. 


Após isso, é solicitado que eles subam ao monte para trazerem madeira e “Construam o templo para que eu me alegre e nele seja glorificado [...]” (Ageu 2:7). O Senhor encoraja o povo dizendo que estava com eles e “A glória deste novo templo será maior que a do antigo [...]” (Ageu 2:9), e assim eles começam a trabalhar no templo. (Ageu 1:14). 

Portanto, o Senhor mostra onde o povo está agindo erroneamente, mostra as consequências dos seus erros, explicita a sua vontade, o motivo de sua vontade (para ele ser glorificado) e como iniciar a realização da vontade do nosso Deus, ou seja, o Senhor guia o povo (subam ao monte). Dessa forma, para iniciar o trabalho que alegraria ao Senhor, o povo deveria subir ao monte, trazer madeira e iniciar a construção, percebe que antes de qualquer trabalho o povo precisava acreditar que estava equivocado, que era tempo de se preocupar com o templo e que era tempo de construção, de trabalho para o Senhor.

Esse trecho me leva a pensar que antes de construirmos qualquer coisa devemos estar atento a voz do Senhor e subirmos ao monte, ou seja, nos voltarmos a Deus. Além disso, o Senhor me fez pensar em que eu tenho me preocupado, com a minha própria casa? Ou com a reconstrução do templo destruído? Nós somos templo do espírito de Deus, nosso templo está construído? É necessário reconstruí-lo? O Senhor nos encoraja para o trabalho de reconstrução, seja espiritual, seja a reconstrução física.



Reconstruamos o que outrora foi destruído, antes de nos preocuparmos com a nossa casa é necessário nos preocuparmos com o templo do Senhor. 



Com carinho

Deus a abençoe 
Aline






Um comentário:

  1. Oi Daniela, tudo bem?
    Eu tenho um site também. É um brechó cristão.
    Vem conhecer. Eu tenho dica de livros e vídeos também sobre vestimenta, limite da sensualidade e uma vida de entrega ao Senhor.

    Fernanda.

    Meu blog: http://brechomulhercrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica, opinião ou pergunta.
Quer falar comigo, mande-me um email:danyebeto7@gmail.com.
Comentários maldosos ou ilícitos serão excluídos.
Agradecemos sua visita!
Jesus te abençoe.